quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Colecção de filmes antigos de anime lançados pela Prisvídeo

A Prisvídeo lançou recentemente uma colecção de filmes de anime, os quais são produções da Nippon Animation dos anos 80 (e alguns do final dos anos 70 e início dos 90). Já vi três deles até agora, tendo comprado os outros também, e são, de facto, bons filmes, do género daquelas séries dessa época que cá passaram na RTP e de que temos falado tanto aqui.
Hoje falarei de um deles, aquele de que mais gostei, mas, aos poucos, espero fazer também posts sobre os restantes.

O CÃO DE FLANDRES

Este é um filme muito triste, mas também muito bonito. Sentimos nele aquele não sei quê de "humanismo" que se sente nas histórias e animações clássicas e que já muito raramente se encontra nas contemporâneas. É uma história cheia de sentimento e de valores que hoje em dia, por vezes, julgamos perdidos.

O filme, passado na Bélgica do século XIX, conta a comovente história de um rapazinho pobre, Nello, que tem um grande talento e paixão pela arte e que nutre uma enorme amizade pelo seu cão, Patrasche, amizade essa que o leva a ele e ao avô (o seu único familiar) a sujeitarem-se a viver com ainda mais dificuldades, para que não lhes seja tirado o seu fiel amigo. Nello, com o apoio de Alois, uma grande amiga que pertence a uma família rica (a família da menina não quer que os dois convivam), tenta, apesar da sua pobreza e dos tempos difíceis, tornar-se pintor, como Rubens, que tanto admira.
Importa ainda referir que o filme é uma adaptação do romance com o mesmo título escrito por Marie Louise de la Ramée, em 1872.

A dobragem portuguesa deste filme é da Som Norte, uma empresa de dobragem dos "velhos tempos" que fez várias dobragens das "nossas" séries que passaram na RTP (entre elas, deu voz às personagens da série "Ana dos Cabelos Ruivos"). A Som Norte continua a fazer dobragens e mantém grande parte dos talentosos actores que deram voz a essas belas séries antigas. Foi uma enorme e agradável surpresa quando comecei a ver o filme e percebi que a dobragem era de qualidade (qualidade Som Norte, que tão bem conhecemos das "nossas" séries antigas) e com as interpretações desses actores. Tal como fizeram agora a dobragem deste filme, também dobraram os restantes filmes desta colecção, que a Prisvídeo lançou.

Uma última nota para dizer que este filme, tal como os restantes desta colecção da Prisvídeo (os outros títulos são "Elfie, a Salvadora do Planeta", "As Aventuras de Maegami Taro", " King Fang", "As Aventuras de 15 Rapazes", "Tottoi" e "Aprender a Ganhar"), é fácil de encontrar em supermercados com secção de DVD. É de referir ainda que cada um destes filmes tem um preço bastante atractivo: 8 euros. ;)

Por favor, deixem os vossos comentários e neles digam-me se já viram à venda este filme, tenho curiosidade! :)

Sem comentários: