quarta-feira, 24 de setembro de 2008

O LAGO DOS CISNES


Na época em que na RTP passavam as séries de anime de que aqui temos falado, nos clubes de vídeo, entre outras "pérolas", encontrávamos o filme "O Lago dos Cisnes", um anime produzido em 1978 e de seu título original "Hakuchou no Mizuumi". É de referir que este filme, cuja banda sonora é exactamente o maravilhoso bailado "O Lago dos Cisnes", do famoso compositor Tchaikovsky, ganhou um prémio no Festival de Cinema de Moscovo.



O bailado de Tchaikovsky é inspirado numa antiga lenda alemã. Por sua vez, o filme é, no geral, fiel ao bailado, mantendo uma atmosfera séria e sombria (ainda que haja personagens cómicas, como os dois esquilos Hans e Margarita), que condiz muito bem com a belíssima música.


A história começa quando o príncipe Siegfried, num passeio a cavalo, encontra um cisne que usa uma coroa. Algo na ave atrai o príncipe, que decide por isso seguir o animal e descobre assim que ele é, na verdade, uma princesa (Odette), a qual fora enfeitiçada e que, por isso, durante o dia se transforma num cisne. Só o Amor Verdadeiro pode quebrar o feitiço de Odette...

Este filme, pela sua beleza, ficou na recordação de muita gente que o viu na altura em que estava disponível nos clubes de vídeo do nosso país. Recentemente, surgiu uma edição portuguesa em DVD, da editora New Age Entertainment.



Deixo-vos aqui um trailer do filme:







1 comentário:

Fred disse...

em criança vi isto de traz para a frente. lembro me de berrar com aqueles lenços para as crianças metido ao pescoço um cavalo de brincar e dizer Mãe Mãe sou o "UDJI" era ao que me soava o nome da personagem. velhos tempos.