sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Quem sabe dizer-nos o nome deste filme?

Recebi um mail de um visitante a pedir-me ajuda em relação a um filme de animação. Desconheço o filme em questão, por isso peço-vos ajuda! Aqui está o texto do visitante:

"Ando à procura do nome de um filme de animação (ou talvez haja mais que um do género) que penso ter sido exibido num dos programas do Vasco Granja dos anos 70.
O filme em causa, salvo erro, poderia ser um daqueles com conteúdo político-filosófico provenientes da Checoslováquia, mas também poderia ser animação portuguesa, e tinha como base a ideia de causalidade.
As vagas memórias que tenho apontam para uma história para crianças que exemplificava de forma simples o modo como a actual sociedade se encontra estruturada, de tal forma que todos os indivíduos se encontram dependentes uns dos outros, e que havendo uma única ruptura na cadeia de acções, toda a estrutura entra em risco de colapso (ou seja, o resultado final de um processo fica por concretizar enquanto uma das etapas desse processo permanecer inerte).
Era algo do género: para o padeiro poder fazer o pão, alguém tem que transportar a farinha, por sua vez alguém tem que consertar a roda do carro que transporta a farinha, alguém tem que moer o trigo, alguém tem que cultivar o trigo...e havia em todo este processo de encadeamento alguém que não tinha feito qualquer coisa, e o filme demonstrava de forma simples, revertendo todo o processo até à origem e de novo até ao final, porque motivo a coisa enguiçava."

1 comentário:

Misato disse...

Visualmente ele não descreveu o filme?

Visitante: se leres isto, tenta descrever o filme o melhor que puderes. Em geral é mais fácil fixar referências visuais.