quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Dobragens portuguesas: os actores que fizeram as vozes de que tanto gostamos nestas séries fantásticas.


Todos nós, que adoramos as dobragens portuguesas das séries que cá passaram nos anos 80, fins dos 70 e princípios dos 90, temos, se calhar sem pensarmos nisso muitas vezes, uma dívida de gratidão não só para com os realizadores japoneses e as restantes equipas que fizeram as séries, mas também para com os actores e actrizes que fizeram as vozes portuguesas.
Afinal, todos nós queremos ver essas belas séries com as maravilhosas dobragens portuguesas com que elas passaram na RTP, nenhum de nós imagina aquelas personagens com outras vozes.
Por isso, quero começar aqui a fazer posts de agradecimento e homenagem a todos esses actores e actrizes que deram as vozes às "nossas" séries, indicando quem fez as vozes de cada personagem nelas e deixando um grande OBRIGADO a todos esses actores e actrizes.
Estes posts têm também o objectivo de dar a conhecer aos fãs destas séries e das dobragens portuguesas das mesmas quem são as pessoas a quem devemos essas belas dobragens.
Hoje, vou indicar aqui quem faz as vozes portuguesas da série "Os Três Mosqueteiros" e deixar o nosso agradecimento muito sentido a esses actores e actrizes. Afinal, quem consegue imaginar outra voz para o D'Artagnan, os outros mosqueteiros, a terrível Milady, o bandido Máscara de Ferro, o intriguista Cardeal de Richelieu, a doce Constance, o Jean, os reis, etc, etc?
Aqui ficam os nomes dos actores e das actrizes, com as personagens a que deram voz a seguir a cada nome:
Miguel Guilherme – D’Artagnan
Carlos Freixo – Aramis / Rei Luís XIII
José Pedro Gomes – Athos / Bonacieux
José Raposo – Porthos / Duque de Buckingham
Luísa Salgueiro – Milady
António Montez – Cardeal de Richelieu
António Marques – Capitão De Tréville / Máscara de Ferro
Carmen Santos – Constance
Fernanda Figueiredo – Jean
Margarida R. Rodrigues – Rainha Ana / Marthe
Luís Mascarenhas - Rochefort/Manson
MUITO, MUITO obrigada a todos eles! Foram todos fantásticos, as vozes destas personagens são as vossas vozes e interpretações, não quaisquer outras. E porque a voz é o espírito, a alma dessas personagens é a vossa voz!
Estamos (eu e todos os fãs das séries) em dívida para convosco.
Brevemente, espero, farei mais posts destes de agradecimento e homenagem aos actores e actrizes que fizeram as vozes de outras séries que nos são tão queridas como esta.

Sem comentários: