quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Hoje deixo-vos um texto sobre um conhecido mangaka, Monkey Punch. Este texto foi escrito pela Patrícia Andrade, uma visitante, e é uma "oferta" dela ao Animania. Obrigada, Patrícia.

Aqui fica o texto:


Monkey Punch

Monkey Punch é o nome pelo qual é conhecido o mangaka (nome dado aos cartoonistas japoneses) Kazuhiko Katō, nascido a 26 Maio de 1937, em Hamanakachō, ilha de Hokkaidō, no Japão. Foi ele o criador das famosas mangas Lupin III.
Desde criança que Katō desenhava pequenos esboços do que ainda viria a ser o início precoce das suas futuras mangas, tendo publicado alguns desses esboços em algumas revistas infantis. Nos seus primeiros anos de liceu começou a escrever pequenos argumentos para as publicações escolares, onde chegou mesmo a desenvolver algumas rivalidades com alguns colegas de escola que faziam o mesmo trabalho, o que, segundo o próprio artista, se tornou um desafio e uma forma de tentarem fazer sempre o melhor possível nas edições seguintes. Nessa altura, Katō ainda tinha distante a ideia de se vir a tornar famoso com as suas histórias.
Katō começou a trabalhar de facto como um mangaka no ano de 1965 e fez a sua estreia com a manga "Playboy School", com o argumento de Eiji Gamuta. Mais tarde, ele cria o nome artístico Monkey Punch, que julgava só usar como um nome provisório. Mas o nome pegou e ficou até aos dias de hoje.
A sua colecção Lupin III fez a sua estreia em 1967 no primeiro lançamento da revista japonesa “Weekly Manga Action”. Tornou-se extremamente popular, sendo mais tarde transformada numa série de animação (anime) e filmes, que tiveram realizadores tão conceituados como o grande mestre da animação japonesa Hayao Miyazaki.
Quando à hipótese deste veterano das mangas japonesas vir um dia a reformar-se, parece estar fora de questão, pois ele próprio afirma que continuará a desenhar as suas histórias até morrer.


Alguns dos seus trabalhos são:


Botchan (TV [1980]) : Character Design

Cinderella Boy (TV) : Criador Original

Ginga Reppuu Baxinger (TV) : História Original

Ginga Shippu Sasuraiger (TV) : História Original

Kinkyuu Hasshin Saver Kids (TV) : Criador Original

Lupin III (manga e anime) : História, Arte e Criação

Mankatsu (TV) : Criador Original

Monkey Punch no Sekai Alice (OAV) : Criador Original

Musashi (TV) : Criador Original

Omakase Scrappers (TV) : Criador Original

Scoopers (OAV) : Character Design, História Original


O site oficial do criador é: http://www.monkeypunch.com/

Aberturas japonesa de Lupin III no youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=VyBw3_uT7dc&mode=related&search=
http://www.youtube.com/watch?v=5ROYl_5fAEk&mode=related&search=

Sem comentários: