terça-feira, 23 de setembro de 2008



A FAMÍLIA ROBINSON (ou FLORA)



Aqui está outra série muito querida de quem a viu quando ela cá passou (eu estou incluída nesse grupo, claro) e que de certeza muita gente gostaria de relembrar. A série, passada no séc XIX, conta a história de uma família, a família Robinson, que vive em Berna, na Suíça, onde têm uma vida calma. Um dia, porém, chega uma carta para o Sr. Robinson (o pai da Flora, que é a personagem principal, daí muita gente conhecer esta série pelo nome de “Flora”) e a partir daí a vida deles vai mudar completamente. O pai da Flora é médico e a carta que recebe é de um amigo inglês que também é médico e lhe pede para o Sr. Robinson se mudar para a Austrália, onde há muita falta de médicos e muita necessidade dos mesmos. O pai e a mãe da Flora demoram a decidir o que fazer, porque sabem que vai ser uma grande mudança nas suas vidas e nas dos seus filhos (a Flora tem cerca de 10 anos e tem um irmão mais novo, o Jaime, com para aí 5 anos, e um mais velho, o Francisco, com 15), mas acabam por decidir ir, depois de falar com os filhos mais velhos. Fazem então uma enorme viagem. Primeiro, o espectador acompanha durante alguns episódios a viagem deles de barco, onde se dão imensos acontecimentos divertidos ou dramáticos. A certa altura da viagem, há uma terrível tempestade e eles naufragam. Por sorte, a família consegue chegar a uma ilha desabitada. Mas não passam barcos perto dessa ilha, por isso eles não são recolhidos e têm de aprender a viver ali (para isso, constroem uma casa na árvore para poderem dormir à noite a salvo dos animais selvagens e aprendem todas as formas de sobrevivência ali). Vivem imensas aventuras na sua luta pela sobrevivência naquela ilha desabitada até finalmente conseguirem sair dali e voltarem para a civilização. É uma série muito interessante que mistura aventura, drama e humor. Tem uma bela história e desenhos muito bem feitos.


Realizador da sére: Yoshio Kuroda
Nome original da série: KAZOKU ROBINSON HYORYUKI: FUSHIGI NA SHIMA NO FLOWNE
Ano da realização da série: 1981
Esta série é adaptada do romance "A Família do Robinson suíço", de R. Wyss


Possuo a série quase toda (faltam 2/3 episódios, salvo erro), passada já de VHS para DVD (a série foi gravada na altura em que cá passou na RTP).

2 comentários:

Unknown disse...

Eu adoro essa serie, tenho todos os episódios mas em espanhol. Não me consegues arranjar em Português?

Bruno Sousa
E-Mail: MULTIUSOS200@hotmail.com

Ana de Morais disse...

Não acredito!!! Tens a série toda!? Eu encontrei-a mas em espanhol. Estou agora a vê-la. Que saudades!! Mas, ao ver em espanhol, mais saudade me dá da voz da Flora em português!
Não podes por na net para poder ver?? Ficar-te-ia tão agradecida!!!