quinta-feira, 25 de setembro de 2008

LISTA DAS SÉRIES JÁ EDITADAS EM PORTUGAL

Creio que, num blog como este, faz todo o sentido colocar aqui uma lista das séries antigas que estão editadas em Portugal, uma vez que calculo que alguns visitantes estejam interessados em "recuperar" as séries de animação antigas e nem sempre devem saber de tudo o que já está editado.
Vou então fazer aqui uma lista actualizada das séries que, até à data (a não ser que me tenha escapado alguma coisa, o que pode ter acontecido, embora ande sempre muito atenta), estão a ser ou foram editadas aqui em Portugal. Junto do nome das séries, indico também qual a editora, para que possam mais facilmente procurar as séries e pedi-las nas lojas. Indico também se a série já está toda editada ou não. Nos casos em que as edições tenham as dobragens com que as séries passaram na RTP, naquela época, também indico.


Aqui vai então:

ANA DOS CABELOS RUIVOS - editada pela PlanetadeAgostini (série completa); nota: a edição tem a dobragem portuguesa antiga, com que a série cá passou na RTP.
TOM SAWYER - editada pela New Age Entertainment (série completa) e pela PlanetadeAgostini (série completa também, mas em vários volumes)
CONAN, O RAPAZ DO FUTURO - editada pela New Age Entertainment (série completa) ; nota: esta edição traz também a opção de ouvir os episódios em Japonês, com legendas. ; 2ª nota: pelo menos a edição em packs (os DVDs também são vendidos em separado) está, de momento, esgotada.
ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS - editada pela Prisvídeo (3 volumes até à data deste post) e pela PlanetadeAgostini (série completa) ; nota: tanto uma edição como a outra têm a dobragem antiga, com que a série cá passou na RTP.
BANA E FLAPI (também cá passou com o nome de PUCHI) - editada pela New Age Entertainment (série completa)
HEIDI - editada pela Prisvídeo (série completa, tanto em volumes separados como numa caixa) ; nota: a dobragem é antiga.
MARCO - editada pela Prisvídeo (tal como com a HEIDI, série completa, tanto em volumes separados como numa caixa); nota: a dobragem também é antiga.
O PANDA TAO-TAO - está a ser editada (e a série ficará completa) pela PlanetadeAgostini; há ainda a acrescentar que a Prisvídeo começou a editar também, mas a série não ficará completa - existem apenas os 15 primeiros episódios (sendo que saltaram o episódio nº 7, que não consta nestes DVDs); nota: tanto nos DVDs de uma editora como da outra, a dobragem também é a antiga, aquela com que a série cá passou na RTP.
BOCAS - editada pela Prisvídeo (os primeiros volumes têm a dobragem antiga, com a voz de Canto e Castro, e os últimos têm uma dobragem nova);
RUI, O PEQUENO CID - editada pela New Age Entertainment (série completa)
JACKY E JILL - editada pela Prisvídeo (2 volumes até à data deste post) e pela PlanetadeAgostini (série completa); nota: neste caso, excepcionalmente, não sei dizer se a série tem a dobragem antiga ou não.
ZORRO - editada pela Prisvídeo (até à data deste post, 3 volumes); nota: a dobragem é a antiga, a que conhecemos.
SINDBAD - editada pela Prisvídeo (2 volumes até à data deste post)
DARTACÃO - Editada pela Prisvídeo, com a dobragem portuguesa antiga, da RTP (3 volumes até à data - por várias razões, parece ser das poucas edições de séries de anime que esta editora vai levar até ao fim, ainda que entre um volume e outro esteja a demorar imenso tempo; no entanto, quem quiser fazer pressão junto da Prisvídeo para que eles lancem mesmo até ao fim, não perde nada, pois com esta editora nunca se sabe no que diz respeito a séries de anime...); em tempos, houve também 1 volume editado pela LNK, mas ficou por aí e já nem se costuma ver esse volume à venda.
WILLY FOG, A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS - praticamente o mesmo que disse em relação ao Dartacão; só há duas diferenças: a LNK não lançou nenhum volume e a edição da Prisvídeo tem uma dobragem antiga, mas não a mais antiga.
ABELHA MAIA - editada pela Prisvídeo (6 DVD's, ou seja, 30 episódios da 1º série; a dobragem é recente) e pela RBA (35 dvds, o que corresponde à 1º série completa e alguns episódios da 2ºsérie; a dobragem também é recente, mas não é a mesma dobragem da Prisvídeo).
PINÓQUIO (a série) - editada pela Prisvídeo (cerca de 3 volumes - note-se que estes DVD's têm os episódios salteados e, por vezes, a qualidade da imagem é má)
O URSINHO MISHA - editada pela New Age Entertainment (série completa); nota: esta edição traz também a opção de ouvir os episódios em Japonês, com legendas.
PEDRITO E OS SEUS AMIGOS (PETER RABBIT) - editada pela Prisvídeo



P.S - Se alguém tiver alguma coisa a acrescentar ou corrigir a esta lista, por favor diga-me!

16 comentários:

Unknown disse...

So falta editarem a melhor série de todas...os 3 mosqueteiros :P

Catarina Coelho disse...

Ricardo Pereira,

Eu também adoraria que editassem "Os Três Mosqueteiros"! ^_^

Estou com esperança que isso aconteça, mais cedo ou mais tarde, pois acho que, neste momento, há possibilidades!

Desenhosanimados disse...

Posso só acrescentar que os dvds do Pinóquio tem os eps salteados e por vezes a imagem tem má qualidade.

Da abelha maia existem 6 dvds da prisvideo ou seja 30 eps da 1º série e tem dobragem recente.
Existe também a versão da RBA de 35 dvds(está a ser editada de novo) que tem a 1º série completa e tem alguns episodios da 2ºsérie.Além disso eu acho que a dobragem da rba é melhor apesar de não ter a agata a cantar!!!

Força CC!
Boa sorte para o novo blog :)

Anónimo disse...

A série do Pedrito tem dobragem antiga?

Tiago Matias e Maria Patuxa * disse...

E eu adorava que editassem a Flora!
Ja consegui sacar alguns episódios no emule em françês, mas para além de terem muito pouca qualidade são inúteis para mostar aos meus piquenos...

Catarina Coelho disse...

Tp,

Obrigada pela informação extra e pelas palavras de apoio.

Anónimo,

Infelizmente não sei dizer-te se a dobragem do "Pedrito" é a antiga ou uma nova.
Há uns anos, comprei em Inglaterra a edição de lá e como, neste caso, não fiquei com a dobragem portuguesa que deu na T.V na cabeça, ainda não comprei a edição que cá saiu recentemente. De resto, de outras formas que não seja comprando os DVD's, ainda não descobri se é a antiga ou não...

Tiago Matias e Maria Patuxa,

Também eu gostava que viesse a haver uma edição da "Flora". Creio que não é impossível que isso venha a contecer, se continuarmos a mostrar interesse nisso! Vão mostrando aqui no blog a vossa vontade de ter essas séries editadas, pois sei que pelo menos uma editora virá aqui de vez em quando ver as novidades! Digo o mesmo ao Ricado Pereira, que mostrou em cima que quer ver "Os Três Mosqueteiros" em DVD, e a todos os outros fãs destas séries!

Anónimo disse...

Eu comprei um DVD do Zorro e não era a dobragem antiga. Fiquei bastante desiludida...

Será que existe um DVD com a dobragem antiga e outro com a nova?

Catarina Coelho disse...

Anónimo,

Não sabia que andava aí um "Zorro" à venda sem a dobragem portuguesa original, mas, ao ler o teu comentário, lembrei-me de ver à venda um DVD que não era a continuação da colecção que tem a dobragem original... Já nem me lembrava de ter visto isso e na altura não percebi bem o que era aquele DVD... Infelizmente, é capaz de ter sido esse o DVD que compraste... Lamento por ti e lamento que em Portugal se editem DVDs de anime que não permitam que as pessoas percebam o que está realmente lá dentro (já me aconteceu, por exemplo com a editora LNK)...
Vou deixar-te aqui um link para uma página da Fnac online onde podes ver as capas e os títulos dos 3 DVDs do "Zorro" que têm a dobragem antiga (estes posso garantir-te que têm a dobragem antiga, porque os tenho): http://www.fnac.pt/pt/Search/Search.aspx?categoryN=Fnac%20Infantil&cIndex=4&catalog=Infantil&str=zorro&InStock=False&RunOnce=False
Os DVDs com a dobragem antiga são os últimos 3 que podes ver quando acedes a essa página, ou seja os que dizem "Zorro 3", "A Lenda de Zorro" e "Lenda de Zorro - Herói inconfundível".
Espero ter conseguido ajudar!

Anónimo disse...

Acham que alguma vez irão lançar a Bia - a pequena feiticeira???

Anónimo disse...

Não se deixem enganar pela edição da Unimundos do Zorro... a que tem as dobragens da TVI (c/ do Carlos Macedo, Rui de Sá, etc.) são as da Prisvideo.

Uma pergunta, alguém sabe se as edições da prisvideo da Heidi são as dobragens da RTP originais? É que há dois intros no youtube e n sei qual é a edição que devo comprar... se é que dá para comprar as duas.

Anónimo disse...

Existem duas edições: RBA (cf http://www.rbacoleccionaveis.com/heidimarco/presentacion/ ) e Prisvideo. Na RBA os eps da Heidi vêm junto com o Marco no(s) mesmo(s) DVDs, mas desconheço se as dobragens de ambos (RBA e Prisvideo) são as mesmas.

Sei que o intro da prisvideo é este: http://www.youtube.com/watch?v=Sud2ZpiFbe8 (que sinceramente não gosto nada), mas desconheço o da RBA. O intro da RTP (segundo o video do youtube) é este: http://www.youtube.com/watch?v=zfO--a9tjFs (este intro até parece melhor na minha opinião).

O que me intriga é a Heidi da Prisvideo ter a dobragem original da RTP (segundo este blog), mas não possuir o intro da RTP (segundo o esse video do youtube).

Quem souber, pode esclarecer

Catarina Coelho disse...

De facto, a dobragem da Prisvídeo da "Heidi" é antiga (reconheço lá vozes que ouvi noutras séries que passaram na RTP). No entanto, não sei se é a mais antiga, a primeira a ser feita. Até já ouvi dizer que a dobragem portuguesa original não é aquela, embora aquela seja antiga, e provavelmente será assim.

Mas é uma boa dobragem e creio que quem gosta de certas séries que cá passaram nos anos 80 (e das respectivas dobragens) gostará desta também.

Andreia Simões disse...

alguém pode me dizer como se chamava uma série antiga que passava na rtp sobre bruxinhas? era uma série inglesa em que uma das bruxinhas metia-se sempre em sarilhos. foi transmitida nos finais dos anos 90.

Sofia disse...

Será a Bia?

http://www.youtube.com/watch?v=Uvc-0ZeRfOY

Anónimo disse...

Por favor alguem me pode informar se foram ou irão ser editadas séries como: flora; joaninha; bel e sebastião; candy candy; fábulas da floresta verde... era tão bom poder revê-las.

Anónimo disse...

ZORRO - editada pela Prisvídeo (até à data deste post, 3 volumes); nota: a dobragem é a antiga, a que conhecemos.

Saiu em Setembro deste ano (2009) o volume 4 (episódios 10, 11 e 12). Também saiu um pack com os 4 dvds - agora são todos numerados. Todos têm a dobragem da TVI =)