terça-feira, 23 de setembro de 2008

LADY OSCAR





Esta série, também conhecida como “The Rose of Versailles” e “La Rose de Versailles” é outra excelente série da época daquelas de que este blog trata. É certo que, tanto quanto pesquisei, não passou cá nos anos 80 e no princípio dos 90, como as outras de que tenho escrito posts aqui, embora tenha sido feita na mesma altura dessas e tenha passado recentemente no Canal Panda, com legendas em Português. Eu não podia deixar de lhe dedicar um post, pois ela é uma série fascinante, outra daquelas que prende o espectador logo desde o início. É também muito “séria” e complexa. A história é daquelas que (como “Os Três Mosqueteiros”, “Ana dos Cabelos Ruivos” e “Joaninha”) só é totalmente compreendida por uma pessoa jovem ou adulta (uma criança encantar-se-á certamente com os belos desenhos, mas não entenderá metade das coisas).
A história da série passa-se nas vésperas e durante a Revolução Francesa. Oscar (Lady Oscar), a personagem principal, é uma heroína muito interessante. Quando ela nasceu, o pai, furioso por, mais uma vez, a sua mulher ter dado à luz uma menina e não o rapaz que ele sempre tinha desejado para continuar a sua carreira de militar ao serviço do rei, decide que esta sua última filha será educada como um rapaz, o filho que ele queria, e dá-lhe o nome de Oscar. Assim, a rapariga cresce e é educada como um rapaz. Não vos quero revelar muito da história, até porque esta, penso eu, terá sido vista por muito menos gente do que as restantes de que tenho falado aqui. Mas posso dizer ainda que o enredo, que retrata também factos e figuras históricos (fazem parte da história Marie Antoinette – é uma personagem muito importante, aliás -, o rei Luís XV e o seu filho Luís XVI, que casa com Marie Antoinette), está repleto de intrigas, amores verdadeiros (e um deles proibido – não digo mais nada ;) !), aventuras de capa e espada, entre outras, e episódios da história de França.

Esta série é uma adaptação da excelente manga “Versailles no Bara”/”A Rosa de Versailles” (que também aconselho vivamente), da autora Riyoko Ikeda.












Resta-me dizer que a série se encontra editada em França (edição normal e edição de coleccionador, sendo esta última não só falada em Francês como falada em Japonês com legendas em Francês – eu comprei esta edição de coleccionador e digo-vos que desde a caixa até ao artbook, passando pelo outro livro que lá vem, pelos postais e pelos extras, é uma edição fantástica). É muito fácil encomendar a série através da amazon.fr ou da fnac.fr. Podem também encontrá-la para download na Internet, numa versão falada em Japonês com legendas em Inglês e com o nome de “Rose of Versailles”/”Lady Oscar” (também tenho essa versão, arranjaram-ma, e é boa. Quanto à manga (para os que não estão familiarizados com o termo, “manga” é a banda desenhada japonesa), há uma edição francesa (em Francês, claro), que também pode ser adquirida através dos sites que acabei de referir. Uma outra opção para conseguirem tanto a série como a manga é encomendarem através de qualquer loja da Fnac em Portugal.Optem pelas opções que optarem, não percam nem a série nem a manga!

Sem comentários: