terça-feira, 23 de setembro de 2008

ANA DOS CABELOS RUIVOS


Quem não se lembra da adorável Ana, se tiver visto esta série das vezes que ela cá passou na nossa velhinha RTP? Eu vou dar aqui uma ideia da história da série! A pequena Ana, uma menina sonhadora, faladora e com uma imaginação do tamanho do mundo é orfã e no começo da série vem viver para o Frontão Verde, uma linda quinta na bela Ilha do Príncipe Eduardo, no Canadá. Matias e Marília, que a adoptam, queriam na verdade um rapaz que pudesse ajudar na quinta, mas Ana é-lhes mandada do orfanato por engano. A pequena Ana conquista imediatamente o coração do velho e bondoso Matias e, com o tempo, também o de Marília. A partir daí seguimos a vida de Ana, desde os seus tempos de criança (em que, por causa da sua imaginação desenfreada e da sua maneira de ser diferente da dos habitantes daquela região se mete em sarilhos e mal-entendidos muito divertidos) até à altura em que já é uma jovem adulta, com metas alcançadas devido ao seu valor.
Não vou revelar grandes detalhes da história (espero não ter dito já demais), para não estragar a surpresa a quem ainda não viu a série e um dia possa vir a ver, mas não resisto a relembrar aqui duas coisas que a Ana faz em pequenina e que de certeza quem já viu a série vai gostar de recordar! Lembram-se de quando a Ana, que detestava os seus cabelos ruivos, decide, em pequenina, pintá-los de forma a ficarem pretos mas acaba por ficar com eles verdes e ter de cortá-los (corte à rapaz), porque a tinta não sai com a lavagem? E lembram-se quando ela, quando começa a ir à escola, um dia se enfurece com o Gilberto e lhe parte a lousa na cabeça no meio da sala de aula, por causa dos comentários dele sobre o cabelo dela (ele chama-lhe “cenourinha”)? =)

Esta série tem uma história muito bonita, daquelas que fazem bem à alma, e desenhos maravilhosos, tanto das personagens como dos cenários (entre eles paisagens de sonho). É uma série absolutamente inesquecível!


Realizador da série: Isao Takahata (realizador do filme “O Túmulo dos Pirilampos”/”Grave of the Fireflies”)
Com desenhos dos cenários e paisagens de Hayao Miyazaki (realizador de “A Viagem de Chihiro”, premiado com o Óscar para melhor filme de animação, e de “O Castelo Andante”, nomeado para o Óscar)
Nome original da série: AKAGE NO ANNE
Ano de produção: 1979

Esta série é adaptada do romance ANNE OF GREEN GABLES, da escritora canadiana Lucy M. Montgomery


Nota: Neste momento, já existe uma edição em DVD da série. A editora é a PlanetadeAgsotini.

Sem comentários: